Educação ambiental e promoção de práticas sustentáveis marcam Semana do Meio Ambiente em Alagoinhas

Esta edição do evento ofereceu uma programação diversificada com atividades educativas e inspiradoras, trabalhando a temática “Pensar no Planeta, Cuidar da Cidade”

Foto: Roberto Fonseca/Secom PMA

Com uma programação diversificada, que promoveu a conscientização e o engajamento da sociedade na proteção ambiental, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA), realizou nos dias 5 a 7 de junho mais uma Semana do Meio Ambiente. Esta edição do evento ofereceu uma programação diversificada com atividades educativas e inspiradoras, trabalhando a temática “Pensar no Planeta, Cuidar da Cidade”.

Nas atividades dos primeiros dois dias de evento, no estacionamento da Prefeitura, houve a participação ativa da população, assistindo as apresentações culturais, participando da oficina de fabricação de sabão, de palestras e visitando os estandes de exposição e vendas de plantas, de produtos artesanais e de peças artísticas feitas com materiais recicláveis. O público pôde também fazer a doação de ração para animais e descartar adequadamente óleo usado e resíduos recicláveis, em pontos de coleta no local. Como incentivo, o óleo usado foi trocado por sabão e os recicláveis por mudas de plantas.

No último dia, 7, as atividades foram desenvolvidas em escolas da rede municipal de ensino, com oficinas e palestras. Os estudantes e colaboradores das escolas aprenderam na prática a fazer horta vertical, produzir materiais de arte relacionados ao meio ambiente e a fazer o plantio de mudas. O professor Giuseppe Bandeira, do Colégio Municipal de Alagoinhas e do Projeto Trilhart, foi um dos parceiros da organização do evento nas atividades que, com ludicidade, trabalharam a conscientização aos pequenos.

Foto: Roberto Fonseca/Secom PMA

O gestor da SEDEA, Bruno Fagundes, ressaltou a importância da iniciativa para promover transformações positivas e necessárias para o bem-estar de todos: “Precisamos alertar sobre a necessidade de adotar práticas sustentáveis, tanto por parte do poder público, quanto da própria população. A Semana do Meio Ambiente, que também celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, vem para mostrar que todos podem incorporar no seu dia a dia ações que colaboram com o cuidado da natureza”.

Na abertura da programação, além de toda a equipe da SEDEA, estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos, Roberto Torres, representando o prefeito Joaquim Neto que estava em viagem, e os vereadores Cleto da Banana, Luma Menezes e Jaldice Nunes; a vereadora Jaldice destinou emenda de R$30 mil para apoiar a realização da Semana.

Com o fim do evento, os pontos de coleta de óleo usado e de resíduos e também de recebimento de doação de ração estarão fixos na sede da SEDEA, com acesso a toda a população.

Fonte: Secom PMA

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +