Sistema de reconhecimento facial e de placas serão instalados pela SSP em 80 municípios

Redação

Segundo o governador Rui Costa, essa é a primeira etapa da expansão que vai e conta com softwares sofisticados e robustos que vão auxiliar as polícias do estado.

Foto: Arquivo/Alberto Maraux/SSP

Os sistemas de inteligência de reconhecimento facial e de placas veiculares serão implementados em 80 cidades baianas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). Segundo o governador Rui Costa (PT), nesta sexta-feira (23), essa é a primeira etapa da expansão que vai e conta com softwares sofisticados e robustos que vão auxiliar as polícias do estado.

O sistema vai contar com câmeras que vão reconhecer pessoas procuradas pela Justiça e apenados, além de identificar crimes que estejam ocorrendo naquele momento e enviar alertas para as viaturas mais próximas através de uma ferramenta de geolocalização.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Inicialmente vamos lançar no sistema imagens de todos que tem registro na polícia, processo criminal, cumprindo pena, depois vamos implantar o rosto de todos os 15 milhões de habitantes”, afirmou o governador, ao dar exemplo que a ferramenta vai auxiliar na procura por crianças desaparecidas e idosos e pessoas com problemas de saúde mental que saíram de casa e não conseguiram voltar.

Segundo Rui, o sistema ainda vai permitir que carros roubados sejam identificados através do reconhecimento de placas.

O governador não detalhou os prazos para a implantação das ferramentas de inteligência e nem as cidades que inicialmente vão receber o sistema.