Alagoinhas: SMTT realiza palestras educativas na Semana Nacional do Trânsito

Durante as palestras, foram abordados conteúdos como “causas de acidentes”, “comportamentos defensivos” e “equipamentos de segurança”

Uma das atividades da Semana Nacional do Trânsito, em Alagoinhas, teve como público – alvo, a rede de ensino municipal, e um ciclo de palestras educativas foi ministrado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) em escolas, e também para adolescentes da Casa de Passagem Belém.

Durante as palestras, foram abordados conteúdos como “causas de acidentes”, “comportamentos defensivos” e “equipamentos de segurança”. Desde o dia 18 de setembro, a ação deste ano, que teve como tema central “ No Trânsito, sua Responsabilidade Salva Vidas”, também já contou com passeio ciclístico, carreata de autoescolas, palestra sobre cuidados com saúde mental, blitzes educativas e exposição fotográfica no centro da cidade.

O superintendente da autarquia, Euler Fonseca, explica que a semana é uma mobilização nacional para alertar os motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas, e que a escola é um dos lugares ideais para essa sensibilização. “ O processo educacional se torna muito mais fácil quando trabalhado com crianças e adolescentes, que ainda não são condutores e têm uma facilidade maior de aprendizado. É a partir da escola que iniciamos essas atividades de educar para o trânsito, pois os alunos e alunas se tornam multiplicadores informacionais nos ambientais que eles frequentam”, disse o superintendente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O psicólogo e agente de Trânsito, Vagner Dias, enfatizou a excelente receptividade dos estudantes. “Todos absorveram bem os conteúdos e isso foi demonstrado nas perguntas, na participação e é isso, a Educação para o Trânsito parte do princípio da formação cidadã, para que o transito seja mais humano, mais fraterno. Estamos empenhados, com parcerias com empresas e outras organizações, para tornar Alagoinhas em modelo para Educação para o Trânsito na região, e temos muito trabalho pela frente”, afirmou.

Para o encerramento do mês de conscientização, a SMTT programou um desfile de motociclistas e ciclistas, que acontece neste sábado, dia 25 de setembro, com saída às 8h, da praça J.J. Seabra.