Novo parâmetro para o preço do gás é adotado pela Petrobras; “com certeza, nos próximos meses, vão pagar menos”

Redação, com informações do Aratu On

Agora, a cotação passará a acompanhar a cotação internacional, enquanto, no passado, produto seguia o preço do petróleo.

Foto: reprodução/Bem Paraná

A Petrobras anunciou na segunda-feira (3/5) que fez um novo contrato de suprimento de gás natural. Agora, a cotação passará a acompanhar a cotação internacional, enquanto, no passado, produto seguia o preço do petróleo.

De acordo com a estatal, a nova referência internacional será a cotação de venda em um dos principais entroncamentos de gasodutos do mundo, chamado Henry Hub, localizado no estado americano da Lousiana. Antes, os contratos seguiam a cotação do petróleo Brent, referência internacional negociada em Londres. As oscilações de preço da formula anterior provocaram, somente nos primeiros meses deste ano, um aumento de 11,44% no botijão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Petrobras argumentou ainda a nova fórmula será negociada com seus clientes e a mudança não implicará necessariamente em impactos nos preços finais do gás, mas sustentou que “tendo como base o histórico dos últimos anos, essa é também uma referência mais estável e previsível”.

A medida atende a uma indicação encaminhada pelo deputado estadual Tiago Correia (PSDB-BA) ao então presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, em agosto de 2019 (Indicação 23.351/2019).

No ofício, o parlamentar sugeriu que a empresa adotasse os parâmetros praticados no mercado norte-americano para definir o preço do gás. “Em alguns bairros de Salvador ou municípios da Bahia, o consumidor está pagando mais de R$ 100 pelo botijão, um preço absurdo e que pesa no bolso dos baianos. […] Fico muito feliz porque, quase dois anos depois, minha sugestão foi atendida pela Petrobras. Com certeza, nos próximos meses os baianos vão pagar menos pelo botijão”, afirmou Correia.

O Alta Pressão Online utiliza cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais