Alagoinhas registra 17 novos casos de Covid-19; número de recuperados sobe para 5.320

Postado em

Redação

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou neste sábado (19), o boletim diário com informações sobre a situação epidemiológica do novo coronavírus em Alagoinhas.

Dados atualizados hoje revelam que sobe para 5.320 o quantitativo de pacientes recuperados no município – o que corresponde a uma taxa de recuperação superior a 95%.

Os indicadores mostram que 12 homens, na faixa dos 14 aos 75 anos, e 05 mulheres, com idades entre 24 e 61 anos, tiveram, hoje, diagnóstico confirmado para COVID-19. Todos os novos pacientes estão em isolamento domiciliar, monitorados pelas equipes de saúde, ou seja, foram orientados e contatados pelos profissionais de Vigilância, que realizam o mapeamento dos casos confirmados, conforme protocolos estabelecidos. A Vigilância informou ainda que não houve registro de óbito por Covid-19 neste sábado.

Entre os casos confirmados para coronavírus, Alagoinhas totaliza 11 pacientes internados: 3 no Hospital das Clínicas de Alagoinhas (HCA), 1 no Instituto Couto Maia, 2 no Hospital Espanhol, 1 no Hospital Santa Izabel, 2 no Hospital de Campanha da Fonte Nova, 1 no Hospital da Sagrada Família e 1 na UPA Santa Terezinha.

Outras 27 pessoas aguardam resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), para onde são encaminhadas as amostras.
Com a atualização, o município registra 166 casos ativos. Isso significa que aproximadamente 3,2% dos pacientes diagnosticados com COVID-19 que devem permanecer em isolamento, porque ainda podem transmitir o vírus.

No que se refere aos casos descartados para coronavírus, a cidade chega a 9.488 moradores que testaram negativo para COVID-19 e contabiliza 3.060 monitoramentos concluídos, após investigação epidemiológica.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o crescimento sensível de registros da COVID-19 na região do 2 de Julho, no Sauípe e no Rio Branco é reflexo das ações de inquérito epidemiológico nessas localidades, quando equipes realizaram a testagem sorológica de moradores e também a coleta para exames de biologia molecular (RT-PCR). Ao contrário dos testes rápidos, cujo resultado é informado no mesmo dia, apenas alguns minutos após a coleta, o PCR busca identificar o material genético do vírus para diagnóstico da doença e exige maior tempo de análise laboratorial. De acordo com a secretaria, por meio das ações de inquérito é possível identificar pessoas que foram expostas ao vírus – o que é fundamental para mapear o avanço da doença e assegurar o isolamento, evitando a propagação do SARS-CoV-2. A SESAU reitera ainda que profissionais de Vigilância adotam, em integralidade, as normas técnicas emitidas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, no que tange às notificações e indicadores da COVID-19.

Confira os dados atualizados neste sábado (19):

Acompanhe também a distribuição dos casos de coronavírus em Alagoinhas, por localidade:

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +