Novo Topo AD

Demanda das empresas por crédito cresce 12,1% em junho, informa Serasa

Crédito da Foto: Agência Brasil

A demanda das empresas por crédito aumentou 12,1% em junho na comparação com o mês anterior, de acordo com o indicador da Serasa Experian sobre a procura por financiamento. Foi o segundo crescimento mensal consecutivo -em maio a alta foi de 12,3%. Na comparação anual – junho 2020 x junho 2019 – o indicador teve aumento de 5,3%, após cair por dois meses.

O destaque fica com serviços, que subiu 15,7%. “O segmento de serviços é um dos que mais sofreu neste cenário econômico desafiador. Com a reabertura gradual, muitas empresas estão em busca de crédito para reequilibrarem as contas e se prepararem para uma retomada do crescimento”, destaca o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As micro e pequens empresas foram as que mais demandaram crédito, com alta de 12,8%. O apetite por crédito nos demais empreendimentos registraram queda – -3,8% nos de médio porte e -4,5% nas grandes corporações.

Para Luiz Rabi, assim com o setor de serviços, as MPEs também enfrentaram dificuldades e, agora, várias delas começaram a renegociar suas dívidas de modo a sustentar o reaquecimento a partir da reabertura econômica pós quarentena imposto pelo combate ao novo coronavírus. “O mesmo não se aplica às médias e grandes empresas, pois estas normalmente contam com mais reservas de capital”, concluiu.