Medeiros

Na retomada econômica, prefeitura de Alagoinhas anuncia três novas indústrias no município

Via BN

Foto: reprodução

Três novas empresas estão chegando a Alagoinhas, totalizando, juntas, cerca de 500 novos postos de trabalho. A chegada das indústrias contam com o incentivo da prefeitura do município, preocupada com a retomada da economia local no contexto da pandemia da Covid-19.

O comércio na maior cidade do Agreste Baiano atua com restrições desde março e, com isso, os índices de emprego foram afetados negativamente, além de outros reflexos na economia e na arrecadação pública.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Alagoinhas figura entre os três municípios baianos que mais geraram postos formais de trabalho em 2019, batendo recorde do maior número de empregos nos últimos 10 anos. Segundo a prefeitura, os dados são resultado das políticas adotadas pela gestão.

Entre os novos empreendimentos, já está instalada na cidade a iGUi, franquia brasileira líder global na fabricação de piscinas em fibra de vidro, e as outras duas reforçam o polo de bebidas de Alagoinhas.

Já a primeira unidade da Água Esmeralda Indústria e Comércio de Bebidas LTDA, empresa que vai focar na produção de galões de 20 litros, foi anunciada pelo prefeito Joaquim Neto (PSD) no início de maio deste ano e está no início da terraplanagem. Com potencial de gerar até 150 empregos diretos, a fábrica será erguida na BR-101, próximo à fábrica da Brasil Kirin (Schincariol).

A outra empresa do setor de bebidas é a Cervejaria Cidade Imperial, sediada na cidade Petrópolis (RJ), que vai investir cerca de R$ 1,2 bi na filial de Alagoinhas. Serão produzidos cerveja, cerveja puro-malte, energéticos e outros produtos, gerando até 350 novos empregos.

Para viabilizar a vinda do novo empreendimento, um grupo de trabalho formado pelo prefeito Joaquim Neto, secretarias de Relações Institucionais (SECRI), de Governo (SEGOV), de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) e a Procuradoria Geral do Município (PROJU), segue em contato diário com a equipe técnica da cervejaria e já realizou avanços no levantamento de áreas para a sua implantação na cidade.