Novo Topo AD

Meteoro brilhante é visto no céu de cidades do Nordeste e chama a atenção de moradores; veja vídeo

Redação, com Aratu On

Foto: Atel Telecom/Clima Ao Vivo

Um tipo de meteoro brilhante, chamado de bólido, foi visto no céu de algumas cidades do Nordeste na noite da última quarta-feira (15/7). O fenômeno ocorreu por volta das 19h e chamou a atenção de moradores, que relataram ter ouvido um forte barulho acompanhado do clarão no céu. Nas redes sociais, o boato de que poderia ser a queda de um avião chegou a circular.

Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), uma organização colaborativa que monitora meteoros no Brasil, o clarão no céu foi provocado por um grande bólido que iluminou a divisa entre os estados de Pernambuco e Paraíba. Imagens do meteoro foram captadas por pelo menos sete câmeras da plataforma Clima Ao Vivo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com a Bramon, também houve relatos de testemunhas sobre o clarão, que foi visto a partir de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Bahia. Segundo análises preliminares da organização, o meteoro surgiu entre os municípios de Princesa Isabel (PB) e Carnaíba (PE), seguiu na direção Sudeste e desapareceu no céu a Sul do município de Arcoverde (PE).

“O objeto, o clarão que foi visto, foi com certeza um meteoro. Quando ele é muito brilhante, nós também chamamos de bólido. Esse tipo de fenômeno se forma quando um fragmento de rocha espacial atinge a atmosfera da Terra em uma velocidade muito elevada. Devido à essa alta velocidade, o gás atmosférico na frente dessa rocha acaba aquecendo e esse aquecimento gera o brilho que a gente vê e também faz com que esse fragmento de rocha acabe se vaporizando”, detalhou o diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, ao G1