Novo Topo AD

Prefeitura de Itagi distribui ‘kit Covid-19’ com ivermectina e cloroquina para pacientes

Com informações do Bahia Notícias

Reprodução / Facebook

A prefeitura de Itagi, no sudoeste baiano, anunciou que vai distribuir um “kit-Covid” com os medicamentos ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina, para todos os moradores da cidade com sintomas do novo coronavírus.

Os dois primeiros são apontados como alternativas para tratamento da doença, mas não têm eficácia comprovada cientificamente e nem recomendação de uso por entidades como a Organização Mundial de Saúde (OMS).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo publicação feita nas redes sociais da prefeitura, a medida, que faz parte do “plano de enfrentamento à Covid-19”, é uma forma de evitar que pacientes “se desloquem para as farmácias” em busca dos medicamentos. O kit será entregue nas casas das pessoas contaminadas. Para a gestão municipal, a ação é “pioneira” e “reforça o combate à disseminação acelerada do novo coronavírus no município.”

A Secretaria da Saúde, de acordo com o plano de enfrentamento à COVID-19, a fim de evitar que pacientes dessa doença se…

Posted by Prefeitura de Itagi on Thursday, July 9, 2020

 

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota alertando sobre os riscos de tratamentos para o novo coronavírus que utilizam Ivermectina, medicamento utilizado no combate a vermes e parasitas.

De acordo com o órgão, não há comprovação científica de que o remédio seja eficaz no tratamento do novo coronavírus, além de existir a possibilidade de a substância causar efeitos colaterais como diarreia, dor abdominal e urticária.