Medeiros

‘Nuvem de poeira Godzilla’ está chegando às Américas e preocupa autoridades

Do Aratu On

Crédito da Foto: Mirco Ferro/ redes socias / @hurricanetracker

A área que separa o continente africano e as Américas no mapa costuma ser azul, mas os satélites recentemente perceberam uma nuvem marrom atravessando o Oceano. Segundo a BBC News, trata-se de uma “nuvem de poeira Godzilla”, formação de vento que carrega areia do deserto do Saara.

Ainda de acordo com a reportagem, o fenômeno não é raro e acontece várias vezes todos os anos, mas a diferença é que a formação de 2020 já pode ser considerada a maior do século. Na terça (23/6), quando a poeira chegou ao Caribe, os governos locais pediram que as pessoas usassem máscara e não saíssem ao ar livre, já que a alta concentração de partículas pode trazer problemas respiratórios.

Ilha de São Bartolomeu – Caribe

A “nuvem” saiu do Oeste da Africa há cerca de uma semana e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) prevê que a coluna de poeira do Saara continuará se movendo rumo ao oeste pelo Mar do Caribe, alcançando áreas do norte da América do Sul, América Central e da Costa do Golfo dos Estados Unidos. Ainda não há informações se ela irá atingir diretamente cidades brasileiras.