Deputado e blogueiro são alvos de buscas da PF nesta terça

Fonte: portal R7

Tomaz Silva/Agência Brasi

A PF (Polícia Federal) cumpre nesta terça-feira (16) 21 mandados de busca e apreensão para o inquérito que investiga atos antidemocráticos. Dentre os alvos estão o deputado federal Daniel Silveira e o blogueiro Allan dos Santos.

Os mandados foram expedidos pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes a pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Houve cumprimento de mandados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina e no Distrito Federal.

No Twitter, Silveira confirmou buscas em seu apartamento e disse que operação demonstra que está “incomodando” algumas esferas do poder.

Na segunda-feira (15), a PF cumpriu mandados de prisão temporária — de cinco dias — para o mesmo inquérito. Foram expedidos seis mandados contra líderes do grupo 300 do Brasil.

Sara Winter foi presa na operação. Na noite de segunda, entrou com um pedido de habeas corpus no STF, alegando que apenas fez uso de sua liberdade de expressão.

Segundo o MPF, “o pedido de abertura do inquérito dos atos antidemocráticos foi feito em 20 de abril pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, para investigar fatos criminosos envolvendo a “organização de manifestações contra o regime da democracia participativa brasileira, por vários cidadãos, inclusive deputados federais, o que justificou a competência do STF”.

Aras disse que “o Estado brasileiro admite única ideologia que é a do regime da democracia participativa. Qualquer atentado à democracia afronta a Constituição e a Lei de Segurança Nacional”.