Alagoinhas: vacinação de gestantes, puérperas e pessoas de 55 a 59 anos começa nesta segunda (27)

Foto: Roberto Fonseca

A partir desta segunda-feira (27), gestantes, puérperas (com até 45 dias de pós-parto) e pessoas de 55 a 59 anos de idade também poderão receber a dose da vacina contra Influenza, como parte da campanha nacional de imunização, em Alagoinhas.

A data é uma antecipação ao período previsto anteriormente, já que o calendário estipulava a imunização do novo grupo apenas em 9 de maio, quando será iniciada oficialmente a 3ª etapa da campanha.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No município, entretanto, seguindo orientações do Núcleo Regional de Saúde e visando diminuir a situação endêmica dos vírus respiratórios mais comuns, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) adianta a ação e inicia, a partir do dia 27 de abril, a imunização de mulheres grávidas ou em fase de pós-parto (até 45 dias após o nascimento da criança) e de adultos na faixa de 55 a 59 anos.

A vacinação continua também para o público da 2ª fase, ou seja, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e condições clínicas especiais (mediante apresentação de relatório médico), funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, além de caminhoneiros, também recebem a dose da vacina.

De acordo com as equipes de saúde, a estratégia continua com o sistema Drive Thru de vacinação na Estação de Transporte Alternativo, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. Segundo a secretária da pasta, Rosania Rabelo, a imunização rápida, no interior do próprio veículo, com a atuação de equipes no transbordo, centro da cidade, contribui para evitar aglomerações, facilita o acesso e assegura a aplicação da dose sem que essas pessoas necessitem circular dentro das unidades, durante o período de enfrentamento à pandemia.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado (DIVEP) informou que estará encaminhando nova remessa, antecipando a liberação das doses, aos municípios, e a Secretaria de Saúde de Alagoinhas reforçou que, além do esquema Drive Thru, estuda também estratégias para atender, em totalidade, o público-alvo, conforme preconizado pelo programa de imunizações do Ministério da Saúde.

Com mais de 90% dos idosos imunizados, vacinação in loco nas instituições de segurança e salvamento, ações junto a motoristas do transporte coletivo, intervenções educativas e um índice superior a 80% de trabalhadores da saúde também vacinados contra Influenza – o município pretende atingir as metas, até o fim da campanha, no dia 23 de maio. A previsão é de que mais de 41 mil pessoas sejam imunizadas na cidade durante este período.

Confira:

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

Quem recebe a vacina?
– Gestantes;
– Puérperas;
– Adultos de 55 a 59 anos;
– Portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e condições clínicas especiais (mediante apresentação de relatório médico);
– Funcionários do sistema prisional;
– População privada de liberdade;
– Jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
– Trabalhadores das forças de segurança e salvamento;
– Caminhoneiros;
– Idosos;
– Profissionais de saúde.

Quando? A partir desta segunda-feira (27 de abril)

Onde? Estação de Transporte Alternativo (centro)

Como? Esquema de vacinação Drive Thru. São necessários documento de identidade e carteira de vacinação (quem tiver).

X