Coronavírus: pacientes em tratamento de câncer devem ter o máximo de cuidado, diz médico

Metro1

Foto: reprodução/Metro1

O mastologista e diretor do grupo CAM, Augusto Tufi Hassan, lembrou, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã de hoje (22), que os pacientes em tratamento de câncer devem tomar ainda mais cuidado com o coronavírus, já que têm a imunidade mais baixa devido aos procedimentos. Como há a necessidade de ir à clínica fazer o tratamento, eles não podem seguir a recomendação de ficar em casa.

“Temos recomendado aos pacientes da clínica que, dentro do possível, não vá com acompanhantes. Ou se for, vá com um só. Que não pegue transporte coletivo, pra evitar exatamente esse contato com pessoas. Esses pacientes devem usar máscara na rua, lavar as mãos ao chegar na clínica. É um momento de guerra. Para esses pacientes não tem muita solução, eles vão ter que ir, porque não podem interromper o tratamento. E são eles que a gente tem que proteger agora”, disse.

Tufi Hassan ainda pontuou que os efeitos psicológicos da pandemia de coronavírus podem ser ainda piores em pacientes com câncer. “Se isso você observa no paciente comum, na população geral, imagine num paciente com câncer que está em tratamento e que tem déficit no seu sistema imunológico. A gente tem que ter muito cuidado. Vamos passar dessa fase, com certeza, mas nós como médicos, profissionais na área de saúde, temos que estimular esses pacientes e oferecer o máximo de segurança”, afirmou.

X