Padre coloca nome de fiéis nos bancos da igreja e celebra missa pela internet

iG

Foto: Padre Neto / Arquivo pessoal
Algumas igrejas estão optando por realizar celebrações online para evitar a aglomeração de fiéis no contexto da pandemia do covid-19, novo coronavírus. Em Itamari, no Sul da Bahia, o padre Archimedes Neto acrescentou um diferencial na celebração para aumentar a interatividade com os fiéis: nos bancos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foram adesivados os nomes de 480 fiéis.

A cidade pequena, com cerca de sete mil habitantes, tornou possível ao padre conhecer os locais exatos dos fiéis e todas as placas foram colocadas diante dos seus respectivos assentos. Todas as impressões foram feitas pelo padre e renderam mai de 2.800 visualizações na internet.

“Foi muito emocionante, porque eu moro em uma cidade de sete mil habitantes e conheço meus fiéis e sei onde todos sentam. Preciso celebrar com meus fiéis, não fisicamente, mas espiritualmente”, contou o padre ao G1 Bahia.

Outras três pessoas acompanharam a celebração religiosa junto com o padre. Uma delas cantou, outra fez as filmagens e a última realizou a leitura. Ao todo, três missas foram realizadas dessa forma, com as portas do templo fechadas e uma câmera de celular.

A diocese de Ilhéus fez a recomendação para que as missas na região fossem celebradas sem o público. Até o momento, a Bahia registrou 33 casos confirmados de pacientes contaminados pelo coronavírus.

X