Deputado quer que Justiça suspenda voos da Ásia e Europa

Bahia.ba

Foto: Pedro Valadares/ Câmara dos Deputados

O deputado federal Léo Moraes (RO), líder do Podemos na Câmara, quer que a Justiça suspenda voos vindos da Ásia e da Europa para o Brasil. O parlamentar protocola nesta sexta-feira (13) uma representação no Ministério Público para que o órgão ajuize uma Ação Civil Pública em prol da medida, que alcança embarcações marítimas vindas desses continentes.

O motivo é a pandemia de coronavírus, que já infectou 77 pessoas no Brasil. Outras 1.427 pessoas estão sob suspeita.

Moraes pede também que tropas do Exército, da Polícia Federal e da Rodoviária Federal sejam enviadas para monitorar e controlar as fronteiras terrestres. O parlamentar usa declarações do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para justificar a recomendação.

“O próprio ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou a preocupação com a capacidade dos nossos hospitais. O momento de barrar o avanço do coronavírus é agora. Não adianta fechar a ‘porteira’ depois que houver uma explosão de casos dentro do país”, opina o parlamentar.

A restrição de acesso ao país valeria apenas para pessoas, não para mercadorias – de modo que não interferiria na balança comercial do páis, nem mesmo na entrada de medicamentos e vacinas. Moraes quer discutir o assunto com o Procurador-Geral da República, Augusto Aras.

X