Alagoinhas: Prefeitura promove treinamento voltado a profissionais da rede de saúde sobre coronavírus

Foto: Divulgação/SESAU

Profissionais do SAMU Alagoinhas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, participaram, nesta quinta-feira (12), de um treinamento com a Vigilância Epidemiológica do município sobre coronavírus.

Durante a capacitação, foram abordados temas como o atendimento à vítima suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, atendimento inicial das equipes de intervenção, atendimento pré-hospitalar e transporte interinstitucional de casos suspeitos, além de medidas de proteção, controle da doença e protocolos de identificação.

Segundo a diretoria da Vigilância Epidemiológica de Alagoinhas, o objetivo é reforçar os procedimentos padronizados para a resposta e as estratégias de atuação frente à ocorrência de casos suspeitos. “Diante da expansão mundial do vírus, é fundamental que nossas equipes estejam preparadas, alinhadas com os planos do Ministério da Saúde e os protocolos de tratamento de casos suspeitos. Temos acompanhado todas as definições”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nenhum caso foi registrado em Alagoinhas e a Secretaria Municipal de Saúde informou que treinamentos e orientações para profissionais que servirão como multiplicadores foram intensificados. “Já realizamos treinamentos também no HCA e no Hospital Dantas Bião. Na próxima semana, a capacitação será voltada a médicos e enfermeiros do PSF”, pontuou a diretora da Vigilância, Catarina Dantas.

Equipes de saúde realizam também campanhas de conscientização e orientações à população, salientando a importância da higienização constante e frequente das mãos como uma das formas para evitar o contágio.

O Ministério da Saúde orienta que os brasileiros evitem aglomerações, como forma de prevenção.

X