Lixo continua sendo despejado de forma irregular em Esplanada

Postado em

Do Esplanada News

Foto: reprodução / Esplanada News

Longe do ideal. Esse é o cenário de Esplanada sobre a destinação correta dos resíduos sólidos gerados no município. Com quase 37 mil habitantes, a cidade continua depositando incorretamente o lixo em locais inadequados. A reportagem do Esplanada News teve acesso a uma série de imagens registradas nesta quarta-feira e resolveu falar sobre o assunto com um especialista no assunto.
Um profissional formado em engenharia ambiental residente em Esplanada foi ouvido pela reportagem e ao tomar conhecimento das imagens esclareceu alguns pontos importantes sobre o problema.
O despejo de grandes quantidades de lixo em locais inadequados contribui para que o chorume e os gases tóxicos, produzidos pela decomposição do material, contaminem o solo, os lençóis freáticos, as reservas de água e impliquem em sérios riscos a saúde humana. A reportagem apurou que em Esplanada, cerca de 130 toneladas por dia de resíduos são despejados no lixão.
“Isso pode desencadear ainda uma série de outros agravantes, devido a grande ocorrência em uma mesma área, ou seja, volume muito grande de resíduos destinados diariamente, aumentando ainda mais o potencial de poluição ambiental daquele local.” Ressaltou o especialista.
Apesar de perceber que o município vem produzindo um local que pode se tornar cada vez mais perigoso, ele reconhece que o município não tem condições de manter um aterro sanitário, mas orienta que um trabalho mais cuidadoso, respeitando algumas normas básicas seja feito.
Importante ressaltar que também foi observado a presença de catadores de material reciclável no local sem qualquer tipo de EPI”s. Com risco alto de adquirir doenças provenientes dos resíduos.
Foto: reprodução / Esplanada News

Um trabalho para limpeza da pista principal do campo de aviação foi realizado há alguns meses, mas não se mudou e nem se construiu de outrora para cá, um aterro sanitário dentro das normas exigidas pelo governo federal. Mediante a isso, locais improvisados no mesmo terreno foram adaptados para receber os resíduos, porém não atende as especificações da lei federal em vigor desde 2010.
A Lei federal (12.305/2010), a Política Nacional de Resíduos Sólidos está em vigor desde 2010, determinando a eliminação dos lixões e o descarte ambientalmente adequado dos resíduos em aterros sanitários (cujo prazo final para implantação era agosto de 2014).
O não cumprimento da legislação pode acarretar em sanções penais e administrativas, ou seja, o prefeito do município pode ser multado – o valor varia de R$ 4 mil a R$ 80 mil reais – , ser enquadrado por improbidade administrativa tornando-se inelegível e em casos extremos chegar a detenção de 1 a três anos. Três municípios já foram multados pelo órgão por apresentarem irregularidades, são eles: Cedro, Catende e Manari. Mas, ainda cabe recursos junto ao Tribunal.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +