Ampliação de testes: Em Alagoinhas, 100% das unidades básicas de saúde realizarão testagem sorológica e molecular para COVID-19

Foto: reprodução

A prefeitura de Alagoinhas anunciou, nesta quinta-feira (1°), através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), a ampliação de testagens sorológicas e moleculares para identificar pacientes que foram expostos ao novo coronavírus. A partir de agora, todas as unidades básicas de saúde do município terão kits para testagem e passarão a acolher moradores que apresentam febre, dor de cabeça, desconforto respiratório, tosse, coriza, congestão nasal ou diarréia.

A orientação é para que 100% das unidades de saúde que integram a rede adotem o novo protocolo e passem a testar para coronavírus os pacientes sintomáticos. As equipes atuarão tanto com exames sorológicos (que identificam anticorpos) quanto com testes de biologia molecular, a partir da coleta de secreções para detectar o material genético do vírus.

Moradores que tiverem diagnóstico confirmado para a doença infecciosa viral respiratória, após a testagem na UBS, serão acompanhados e monitorados, portanto, pela Atenção Primária, instituídas as medidas de isolamento, assim como os seus contatos intradomiciliares.

“100% das nossas unidades atuarão com a testagem”, afirma a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo. Segundo ela, com a estratégia – que tem como foco a redução da curva de contágio e o mapeamento do avanço da doença –, Alagoinhas amplia o número de testes e vincula diretamente o paciente à sua unidade de referência.

Segundo a diretora da Atenção Básica, Eliana Ferreira, o novo fluxo de coleta facilita também o acesso, evitando grandes deslocamentos para a testagem de pessoas com sintomatologia, e potencializa a identificação de casos positivos.

Paralelamente, a UPA de Santa Terezinha – inaugurada como centro de referência para atendimento a pacientes COVID-19 – passa a ser uma “unidade de portas abertas”, preparada 24 horas para o acolhimento a pacientes com sintomas do quadro gripal compatíveis a coronavírus. Também na UPA, equipes realizarão o teste sorológico e o exame de biologia molecular (RT-PCR), conhecido como “padrão ouro” de identificação.

Ainda de acordo com a SESAU, a ampliação das testagens, que serão realizadas também nas unidades básicas de saúde, não significa a suspensão de ações itinerantes nos bairros, pelo contrário; já nos próximos dias, equipes realizam novas ações de inquérito epidemiológico em localidades da zona urbana e da zona rural, com a aferição de temperatura, aplicação de questionário e testagem da população.

As linhas do call center COVID-19 – que funcionavam para o direcionamento de fluxo, indicando qual unidade poderia ser procurada pelo morador sintomático –, no entanto, serão desativadas, uma vez que toda a rede de Atenção Básica estará preparada para o acolhimento a pacientes com quadro de síndrome gripal.

A SESAU salienta ainda que as normas sanitárias serão adotadas em integralidade, nas unidades, para evitar a contaminação. As unidades básicas contarão ainda com higienização intensificada e passarão por um cronograma mensal de sanitização.

Qual unidade procurar?

Em caso de sintomas da COVID-19, o cidadão deve procurar a UBS mais próxima de sua residência, onde será avaliado pelo profissional de saúde, que explicará qual o exame ideal a ser feito. O procedimento será realizado na própria unidade. Se o teste indicado for o sorológico, que identifica anticorpos, o resultado será informado em uma média de 15 a 30 minutos após a coleta. Já no caso do exame de biologia molecular, que requer maior tempo de análise, o laudo laboratorial será disponibilizado em um prazo máximo de 5 dias. Agentes de saúde da unidade entrarão em contato, por telefone, para informar o resultado.

Em finais de semana e feriados, a orientação é para que o morador se dirija à UPA de Santa Terezinha para a realização do teste.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +