Mesmo sem horário de verão, celulares adiantam relógio em uma hora

Via Bnews

Divulgação/ Agência Brasil

A população brasileira acordou neste domingo (20) confusa, sem saber, ao certo, qual a hora correta. Isso aconteceu porque alguns aparelhos de celular atualizaram para o horário de verão automaticamente. O problema é que, neste ano, a medida foi suspensa no país pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Tradicionalmente, o horário de verão começa no terceiro final de semana de outubro, na madrugada entre sábado e domingo. Com isso, algumas operadoras de telefonia deixaram os clientes perdidos.

Que horas são?
A atualização é realizada de acordo com o Banco de Dados Global da Iana (Autoridade para Atribuição de Números de Internet, na sigla em inglês), utilizado por dispositivos eletrônicos. Para evitar a confusão, é necessário entrar no sistema de configuração de horários e desmarcar opções automáticas de “data e hora” e de “fuso horário”.

Outra forma de fazer o celular voltar ao horário correto é desligar o aparelho e ligar novamente. A confusão com a alteração de horário repercutiu nas redes sociais. De acordo com o Google Trends, o termo “Quantas horas” teve mais de 5 mil pesquisas. Já no Twitter, o assunto ficou em primeiro lugar nos assuntos do momento.