Banner Outubro Prefeitura

Manchas de óleo são encontradas em praias de Salvador

Redação com Bnews

Foto: reprodução/TV Bahia
Agentes de limpeza da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) encontraram, na noite de quinta-feira (10), pequenos fragmentos na Praia do Flamengo do que pode ser a mancha de óleo que tem atingido diversas praias do Nordeste desde o fim de agosto. Já na manhã de hoje (11), o mesmo material também foi encontrado na praia do Jardim dos Namorados, na Pituba.

A prefeitura explicou que a Limpurb conta com uma equipe de 75 agentes de operações especiais, mais dois agentes de coleta, em regime de plantão 24h, realizando o monitoramento de todas as praias de Salvador. Três caminhões e um munck (veículo com guindaste) estão à disposição para auxiliar na operação.

Para a retirada do material, as equipes seguem o protocolo determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sendo o resíduo coletado com um equipamento chamado ancinho, uma espécie de vassoura metálica, depois colocado em recipiente plástico para armazenamento temporário, com impermeabilização de solo, e posterior encaminhamento para unidade de análise e tratamento do material, de responsabilidade do Instituto.

Foto: Divulgação / Limpurb