Banner Outubro Prefeitura

Nervosismo de Maju Coutinho no Jornal Hoje acende alerta na Globo, diz site

Foto: Divulgação/TV Globo

Maju Coutinho era a aposta da Globo para renovar o Jornal Hoje e aumentar o ibope do telejornal, mas não está conseguindo esconder a pressão no novo cargo. Aparentando nervosismo, a âncora tem cometido sucessivos erros, o que, de acordo com o site Notícias da TV, ligou o sinal de alerta na emissora carioca.

Seu nervosismo foi assunto de reunião dos principais diretores de Jornalismo da Globo na segunda-feira (7). Entretanto, nos bastidores a torcida é grande para Maju. Mas para outros líderes da emissora lhe falta maturidade e apontam que há profissionais mais experientes e competentes para o lugar que ela ocupa.

Na edição desta terça-feira (8), Maju apareceu com uma postura diferente, mais tranquila e falando pausadamente – mas continuou errando. De acordo com o Notícias da TV, foram ao total seis deslizes: engoliu um “m” ao falar “desastre abiental”, esqueceu do plural em “23 amostra” e errou a concordância de gênero com “aquela divórcio”. Mesmo tomando cuidado com as palavras grandes, se embananou com “parlamentares”.

Já na segunda-feira (7), foram oito erros. Ela comeu o “a” ao falar “a partir de hoje” e chutou o pau da barraca da gramática ao soltar frases como “a maioria estão” e “as manchas de óleo continua”. Errou o nome da correspondente em Londres, interrompeu Eliana Marques no quadro do tempo e se atrapalhou ao dizer “sustentabilidade”.

Esses deslizes que aparentemente são inofensivos afetam a percepção que o telespectador tem do telejornal. Erros de leitura de teleprompter, confusão com nomes e movimentação das mãos na altura do peito o tempo todo indicam insegurança, e insegurança não combina com credibilidade.

Sem resultado no ibope

Além dos deslizes, outro ponto que tem jogado contra Maju é o baixo impacto que ela gerou no ibope. A atração precisa atrair uma maior audiência para ajudar o Se Joga, novo programa da emissora, na dura missão de bater o quadro A Hora da Venenosa, da Record.

Na semana passada, a primeira do Hoje sob o comando de Maju, o telejornal anotou 11,6 pontos na Grande São Paulo, um décimo a menos do que na semana anterior. A marca está dentro da oscilação de setembro, que variou de 11,3 a 12,4 pontos por semana – essas médias não consideram o sábado.

A estreia de Maju Coutinho aconteceu no dia 30 de setembro. Com a saída de Sérgio Chapelin do Globo Reporter, a atração de sexta começou a ser apresentada por Sandra Annemberg, ex apresentadora do Jornal Hoje, com Glória Maria.