Novo Topo AD

Após acordo, vigilantes da Ufba vão retomar atividades nesta quinta

Foto: Reprodução / G1

Os vigilantes que fazem a segurança dos campi da Universidade Federal da Bahia (Ufba) vão retomar as atividades na noite desta quinta-feira (29). A decisão foi tomada após a empresa MAP garantir que não vai encerrar o contrato de trabalho com os guardas, pois firmou um acordo com a instituição de ensino.

“A empresa respondeu que vai suspender a suspensão do contrato de trabalho, que é a parte que nos interessava. Aí não haverá punição nem prejuízo para a categoria”, ressalta José Boaventura, presidente do Sindicato dos Vigilantes do Estado em contato com o Bahia Notícias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na quarta (28), a Ufba já havia divulgado que efetuou o pagamento de parte do valor devido para que o serviço fosse normalizado (veja aqui) e, após reunião hoje, a universidade se comprometeu a pagar outras parcelas da dívida até o fim de setembro.

Dirigente da Frente Nacional dos Estudantes, Alex Cruz relata que a comunidade estudantil foi representada pelo grupo nas tratativas. “A gente participou da mediação, já que a ausência dos vigilantes influencia demais na capacidade do nosso trabalho e deixou o turno da noite sem aulas”, explica. Com a deflagração da greve na terça (27), as atividades noturnas foram suspensas e a Ufba chegou a pedir reforço da Polícia Militar (PM) na segurança.