São João de Alagoinhas superou a marca de 65 mil pessoas no domingo (23)

Foto: Joan Souza/Divulgação

Recorde de público, o São João de Alagoinhas 2019 bateu a marca histórica de 65 mil pessoas neste domingo (23), na Avenida Joseph Wagner, onde foi estruturado o circuito oficial do evento.

Quem anunciou o recorde de participação popular foi o cantor Xanddy, do Harmonia, que fechou a programação com animação total, no ponto alto da festa em Alagoinhas. Com 20 anos de carreira, muito rebolado e swing no palco, o cantor arrepiou o público, no interior da Bahia, e convocou todo mundo para a dança.

Foto: Joan Souza/Divulgação

Quem esperava forró pé de serra, com as tradicionais músicas nordestinas de São João, conforme dita o figurino neste período do ano, também curtiu a festa na avenida. É que um dos principais nomes da música do nordeste subiu ao palco e levou consigo os clássicos do “rei do baião” para a festa; o paraibano Flávio José, aguardado pelo público, foi recebido com “casa cheia” e chamou todo mundo para o “arrasta pé”. No palco, ele tocou os sucessos “Caboclo Sonhador”, “Tareco e Mariola”, entre outros, que foram entoados pelo público no meio da avenida.

Foto: Joan Souza/Divulgação

Quem abriu a grade da programação, no último dia de festejos na Joseph Wagner, foi Zé Duarte, seguido por Xinelo Baiano. Depois de Flávio José, que trouxe o resgate da tradição nordestina para o circuito, a festa foi comandada por Luziel, que entregou o palco ao Harmonia na madrugada adentro de São João.

Com uma grade diversificada, policiamento efetivo no local e baixas ocorrências registradas durante a noite, a repercussão da festa, entre as famílias, foi positiva.

O município registrou, nos últimos dias, 100% de taxa de ocupação na rede hoteleira e o comércio sentiu o movimento impulsionado pela chegada de visitantes de outros estados.

A estrutura montada pela Prefeitura, este ano, foi diferenciada: com um palco mais espaçoso para as bandas, acesso facilitado e circuito invertido, para otimizar o trânsito de pessoas e veículos, a festa conseguiu abarcar ainda mais gente no espaço ornamentado: entre sábado (22) e domingo (23), cerca de 125 mil pessoas puderam curtir a festa com segurança.

A participação popular foi inversamente proporcional ao índice de ocorrências registradas no circuito: em nota, o 4° Batalhão de Polícia Militar apontou que, em Alagoinhas, o evento transcorreu sem ocorrências relevantes, em dias caracterizados pelo festejo pacífico.

Foto: Bruno Cartier

Sucesso consolidado na rota turística do estado, o São João de Alagoinhas, que contabilizou, até agora, 10 dias de festejos, desde o Trem do Forró, continua nos distritos, nesta segunda-feira (24).

Em Boa União, o som começa a partir das 18h, com a “Banda PH 10”, seguida por “Bagagem Arrumada” e “Afonso Rios”. No Estevão, o público também já retomou o arrasta pé. Logo mais, a partir das 16h, sobe ao palco Birão do Acordeon. Depois dele, estão previstos Cláudio do Forró e Lamba Hits, às 20h.

Para Iraci Gama, vice-prefeita e secretária da pasta de cultura, esporte e turismo, responsável pela iniciativa, “o São João é uma das portas para o turismo nesse caminho do sertão”. Segundo ela, além da organização, é preciso enfatizar a vontade política do prefeito, fundamental para que o evento fosse realizado. “É preciso ressaltar a importância da palavra, da vontade e do estímulo do prefeito Joaquim Neto, que viajou de trem, dançou na Vila, recepcionou amigos e artistas na Joseph Wagner. Hoje, 24 de junho, tem os 2 distritos e o Estêvão. Até o dia 30, tem muito forró ainda. E logo depois vem o 2 de Julho, nossa festa cívica. Ele vai tirar a camisa quadriculada e botar o paletó, com a mesma responsabilidade de prefeito obstinado”, salientou a professora.

A realização do São João de Alagoinhas é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, com apoio da Itaipava, da VLI, do Conselho Municipal de Cultura, do Fundo de Cultura, da Bahia Tursa e do Atacadão.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +