Alagoinhas: Prefeitura implanta classificação do Protocolo de Manchester no Hospital Maternidade

Foto: Divulgação/SESAU

A Secretaria Municipal de Saúde implantou, esta semana, a classificação de risco (Protocolo de Manchester) no atendimento do Hospital Maternidade.

De acordo com a Sesau, com esse tipo de organização, a maternidade terá avanços significativos no que tange à operacionalização dos serviços e à melhoria do acesso aos usuários, que serão classificados, mediante protocolo, para os fluxos de atendimento.

Além de organizar a fila de espera e de garantir o atendimento imediato do usuário com grau de risco elevado, a medida – adotada pela 1ª vez, na Maternidade do município – impede que alguns casos se agravem na fila, conferindo mais celeridade ao encaminhamento de pacientes.

“A classificação é dividida por cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A paciente vai chegar, fazer a ficha e será classificada. Na classificação, ela será orientada. Antes, o procedimento era feito por ordem de chegada. Concluímos nosso protocolo interno e vamos ter um serviço com qualidade melhor, as pacientes vão sair mais satisfeitas, porque quem não for, por exemplo, um atendimento emergencial, receberá a orientação necessária. Além de identificarmos o grau de risco, evitando longas esperas, diminuindo situações emergenciais na porta, teremos um fluxo mais efetivo. Se a paciente for atendimento vermelho, por exemplo, a própria enfermeira já coloca a paciente para dentro e segue direto para o internamento”, explicou a diretora da Maternidade, Monalisa Oliveira.

A medida chega para atender ao que preconiza o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, informando o paciente que não corre risco imediato, assim como a seus familiares, sobre o tempo provável de espera.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a mudança torna mais eficaz a forma de escutar o usuário em seus problemas e demandas.

A diretoria da Maternidade informou que o protocolo já está em pleno funcionamento e comunicou que novas melhorias devem ser implementadas já nos próximos meses, sempre com foco na garantia de um atendimento qualificado ao usuário.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +