Mutirão de catarata: avaliação dos exames pré-operatórios será realizada na próxima terça (28)

Foto: Roberto Fonseca

Depois de realizar a triagem inicial de pacientes com um mutirão de atendimentos na Santa Casa de Misericórdia, na última sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) informou que a etapa avaliativa dos pacientes aptos à cirurgia de catarata está marcada para o dia 24 de junho, a partir das 7h.

Os pacientes que participaram da consulta com oftalmologista e foram encaminhados pela equipe técnica da saúde devem apresentar, na terça-feira, na Santa Casa de Misericórdia, os resultados de exames pré-operatórios, documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência para a avaliação com o anestesista.

“Neste caso, serão avaliados a ficha clínica do paciente e os resultados dos exames pré-operatórios, lembrando que esses exames foram agendados e garantidos já na fase de triagem. Os pacientes que chegaram e foram diagnosticados pelo oftalmologista com casos cirúrgicos de catarata já saíram do local com os exames marcados. Então a ação da próxima semana é direcionada aos pacientes triados no dia 17 de maio e aos pacientes encaminhados pelos municípios pactuados”, pontuou a assessora técnica da Secretaria de Saúde, Luciane Vasconcelos.

A secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, responsável pela iniciativa, salientou que a pactuação 2019 chega para atender à demanda reprimida e assegurar melhorias aos usuários que possuem catarata, uma das principais causas de cegueira reversível no Brasil.

O grande passo à frente, no atendimento à população, segundo ela, reflete o comprometimento da gestão municipal na busca por recursos que garantam uma saúde de qualidade para todos.

Os indivíduos que forem considerados aptos pelo anestesista já saem encaminhados para a cirurgia, que tem data definida: 1° de junho.

Todo o acompanhamento de pós-operatório também será realizado pela Secretaria de Saúde e os pacientes passam por uma revisão cirúrgica no dia seguinte ao procedimento (02/06).

A SESAU informou ainda que outras cirurgias eletivas, como hernioplastia, histerectomia total, laqueadura tubária e miomectomia também serão realizadas com a pactuação. A previsão é de que os procedimentos sejam disponibilizados já nos próximos meses não apenas para o cidadão de Alagoinhas, mas também para pacientes da macrorregião.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +