Prefeitura de Alagoinhas divulga programação oficial do São João 2019; confira

Foto: Roberto Fonseca

A Prefeitura divulgou, nesta segunda-feira (20), a programação oficial do São João de Alagoinhas, que já conta, este ano, com mais de 30 atrações confirmadas.

Voltada à força da tradição e às raízes da identidade cultural, a programação 2019 consolida Alagoinhas no calendário junino do estado e convoca o grande público para o “arrasta pé”.

No total, serão 10 dias de shows, que começam com o tradicional “Trem do Forró”, no dia 12 de junho, quando a animação chega à estação ferroviária e leva moradores e visitantes para uma viagem programada com sanfona e zabumba nos trilhos do trem. A novidade, para esta edição, é de uma nova classe integral de passageiros: são esperadas cerca de 100 pessoas a cada embarque e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) informou que a previsão é fazer, de 12 a 16 de junho, pelo menos 22 viagens como parte da programação.

As atrações principais sobem ao palco nos dias 22 e 23 de junho, na Avenida Joseph Wagner. Entre os artistas confirmados estão Adelmario Coelho, Zé Ribeiro, Orquestra Sanfônica da Bahia, Xote Mania, Devinho Novaes, Chinelo Baiano, Flávio José e Bell Marques, que fecha a programação do domingo (23).

A festa junina, entretanto, em Alagoinhas, começa antes do circuito oficial na avenida. Nos dias 18, 19 e 21 de junho, a Vila de Santo Antônio mescla, a partir das 17h, apresentações culturais, feira de comidas típicas, quadrilha e forró com bandas locais no Mercado do Artesão. A entrada é gratuita.

Resgatando influências do xote, do baião e do xaxado, a programação deste ano valoriza o forró pé de serra e chama o público para os clássicos da música tradicional do Nordeste. Segundo a secretária municipal de cultura, esporte e turismo (SECET), Iraci Gama, é uma forma de rememorar os festejos antigos, retomando a empolgação das fogueiras, do forró das famílias e das festas juninas de bairro.

A Secretaria de Cultura informou ainda que o forró pé de serra é também o principal foco da Vila Santo Antônio, que traz, este ano, shows de bandas da terra nos dias 18, 19 e 21 de junho.

Estrutura e expectativa de público
Preparada para receber mais de 50 mil pessoas na Avenida Joseph Wagner, onde será montado o palco principal do São João 2019, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) comunicou que, este ano, o circuito oficial do evento será invertido: para facilitar o trânsito de pessoas e veículos, melhorando a logística das ruas adjacentes, o palco de atrações principais será montado na 2ª rotatória da Rua Santos Dumont.

Outro diferencial é o espaço alternativo: o “1° ForReggaeRock” recebe bandas de outros estilos musicais paralelamente ao palco principal. A intenção, segundo a Secretaria de Cultura, é proporcionar uma mistura eclética que contemple vários ritmos na organização.

Movimento da economia local
Segundo a diretoria de turismo do município, a previsão é de que os festejos juninos alavanquem as vendas e impulsionem o comércio local nesta época do ano. No lançamento oficial do evento, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Alan Borges, disse que espera um acréscimo significativo do número de hóspedes na rede hoteleira e um aquecimento do comércio.

Segurança
Os dias de festa, em Alagoinhas, contarão com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal (GCM) para garantir um ambiente seguro à população. A Administração Municipal informou que grupos de reforço da GCM vão compor o efetivo policial no São João 2019 e comunicou que patrulhas do 4° Batalhão de Polícia Militar também atuarão diretamente durante a programação prevista.

Postos elevados de observação estarão dispostos ao longo do circuito oficial e no portal de entrada. Segundo a Guarda Municipal, medidas estratégicas também serão adotadas para garantir a segurança e tranquilidade das famílias.

Um posto de atendimento da saúde e uma unidade do corpo de bombeiros também estarão atuando no local.

Confira a programação oficial:

CIRCUITO JOSEPH WAGNER
– DIA 22/06
Orquestra Sanfônica da Bahia
Zé Ribeiro
Adelmário Coelho
Xote Mania
Devinho Novaes

– DIA 23/06
Zé Duarte
Xinelo Baiano
Flavio José
Luziel
Bell Marques

TREM DO FORRÓ
Data: De 12 a 16 de junho
Horário: Das 9h às 17h
Saída: Fundação Iraci Gama (FIGAM)
Duração da viagem: 40 min
Ingressos: Devem ser adquiridos na FIGAM. Para adquirir a passagem, o cidadão deve levar 1 lata de leite ou 1 pacote de fralda geriátrica, que serão destinados a instituições de caridade
Programação:
– 12/06: Alunos da rede pública municipal e de escolas particulares
– 13/06: Funcionários da VLI (manhã) e público em geral (tarde)
– 14/06: Instituições filantrópicas (manhã) e funcionários públicos (tarde)
– 15/06: População em geral
– 16/06: Grupo de mulheres do Jardim Petrolar/ Polícia Militar encerrando com a torcida atleticana padronizada

VILA DE SANTO ANTÔNIO
Data: 18, 19 e 21 de junho
Horário: A partir das 17h
Local: Mercado do Artesão
Atrações: bandas da terra / feira de comidas típicas / quadrilhas / apresentações culturais / barracão da solidariedade

https://www.facebook.com/portalaltapressao/videos/362691041260021/

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +