Investimento em Educação

Conmebol lança mascote da Copa América e abre enquete para escolha do nome

Foto: Divulgação

A Conmebol divulgou nesta sexta-feira (5) a imagem do mascote da Copa América 2019, que será realizada no Brasil. O público poderá votar para escolher o nome do símbolo da competição, através de uma enquete lançada pela entidade no seu perfil oficial do Twitter (clique aqui para votar), que ficará disponível até às 13h da outra sexta (12). As opções são: Capibi e Zizito. Por ser sociável e de convivência pacífica com outras espécies, a capivara foi o animal escolhido para representar a 46ª edição do mais antigo torneio entre seleções do mundo.

“As mascotes são os símbolos mais importantes dos nossos eventos esportivos, porque criam um vínculo emocional com os torcedores e se tornam os verdadeiros embaixadores do evento”, disse Hugo Figueiredo, diretor de competições de seleções da Conmebol.

Os nomes do mascote colocados em votação pela Conmebol tem uma simbologia com o continente sul-americano e também com o Brasil, que sediará o torneio. Capibi faz uma homenagem à população indígena da América do Sul, povo da terra. Ele mistura as fonéticas das palavras em tupi “kapii’gwara” (capivara) e “yby” (terra, chão que se pisa). Já Zizito, presta uma homenagem ao ex-jogador brasileiro Zizinho, maior artilheiro da história da Copa América com 17 gols, ao lado do argentino Norberto Méndez. O sufixo “ito” é a forma de diminutivo na língua espanhola.

A Copa América reunirá as seleções dos dez países do continente sul-americano e mais Japão e Catar, como convidados, totalizando 12 participantes. O torneio começa no dia 14 de junho e vai até o dia 7 de julho. A Arena Fonte Nova receberá cinco partidas, sendo quatro da primeira fase e um pelas quartas de final.