Investimento em Educação

Aviões da Força Aérea russa aterrissam com tropas na Venezuela

fonte: Istoé

Foto: reprodução
Dois aviões da Força Aérea da Rússia aterrissaram no principal aeroporto da Venezuela no último sábado (23) carregando um oficial russo de Defesa e quase 100 tropas. As informações são da Reuters.

Segundo agência estatal russa Sputnik, uma fonte da embaixada russa em Caracas disse que a missão chega em “cumprimento” aos “contratos de natureza técnico-militar”.

No entanto, essas fontes disseram à agência russa que a chegada da aeronave não tem “nada de misterioso” e ocorre no marco de acordos assinados há vários anos.

O repórter Javier Mayorca escreveu no Twitter, no sábado, que o primeiro avião levou Vasily Tonkoshkurov, chefe de gabinete das forças terrestres, acrescentando que o segundo era um avião de carga carregando 35 toneladas de material.

Em dezembro passado, dois bombardeiros TU160, um avião de carga e outro de passageiros foram enviados pela Rússia para a Venezuela para participar de exercícios de defesa com a Força Armada venezuelana.

Esse colaboração avivou as tensões de Caracas com Estados Unidos e a vizinha Colômbia. O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, criticou os exercícios, acusando Moscou e Caracas de serem “dois governos corruptos desperdiçando fundos públicos e reprimindo a liberdade”.