Banner Agosto Prefeitura Alagoinhas

Carnaval 2020 terá mesmo número de dias e reforço no Campo Grande, diz ACM Neto

Do Aratu ON

Foto: Valter Pontes/Secom

Após o governador da Bahia, Rui Costa, mostrar-se favorável à redução de dias do Carnaval de Salvador, o prefeito ACM Neto afirmou que a folia momesca de 2020 terá o mesmo ‘tamanho’. Assim, serão quatro dias de pré-Carnaval e seis oficiais, totalizando dez dias. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa final de balanço, realizada no início da tarde desta quarta-feira (6/3), no praticável oficial da Prefeitura, no Campo Grande.

“Não é a Prefeitura quem manda no número de dias de festa. É o folião. Acredito que esse é o tamanho certo, não pode ser maior e nem menor diante dos resultados que a festa traz para a cidade”, disse ACM Neto. O gestor revelou, ainda, que cogitou não fazer o Pipoco, mas, após conversa com o cantor Léo Santana, optaram por algo “mais tranquilo”.

REFORÇO NO CAMPO GRANDE

Neto também falou sobre as duas principais mudanças para 2020, que serão o fortalecimento das atrações no Circuito Osmar (Centro) e avanços na área de mobilidade para dar conta da explosão do número de veículos que tentaram acessar principalmente o Circuito Dodô (Barra/Ondina).

NÚMEROS

Segundo dados divulgados durante a coletiva, o Carnaval 2019 foi a folia com maior participação popular, incluindo o recorde de 850 mil visitantes. Somente no pré-Carnaval foram 3,5 milhões de pessoas na rua; a folia nos bairros em dez localidades atraiu 1,5 milhão de foliões; e a estreia da programação no Rio Vermelho reuniu 18 mil pessoas em três dias. O investimento total foi de R$ 55 milhões, sendo R$ 27 milhões da iniciativa privada.

Trabalho

Na folia deste ano, foram gerados 250 mil empregos diretos e indiretos, que beneficiam desde a rede hoteleira, passando pela infraestrutura até chegar à população mais pobre, que aproveita para ganhar uma renda como ambulante. Neste ano, foram 10 mil trabalhadores contemplados no setor informal pela Prefeitura. Quando à rede hoteleira, a ocupação média foi de 96,3% dos leitos durante o período da festa.

SEGURANÇA

Em relação à segurança, houve aumento de 105,4% no número de conduzidos aos postos policiais. Neste ano, foram 4.444 conduzidos, contra 2.164 em 2018. Além disso, foram efetuadas 99 prisões em flagrantes; quatro mandados foram cumpridos e oito armas (de fogo e branca) apreendidas.

As câmeras de reconhecimento facial, situadas em 12 portais de abordagem, identificaram três milhões de pessoas. Um desses reconhecimentos, inclusive, resultou na prisão de um homicida foragido da Justiça.

Os crimes contra o patrimônio também aumentaram. Foram 891 furtos e 121 roubos, contra 656 e 108 no ano passado.