Campanha: Macrodrenagem e Saneamento / IPTU 2019

Unicef alerta para crescimento de casos de sarampo no Brasil e no mundo

Foto: Prefeitura de Jundiaí/ Divulgação

O Fundo Internacional de Emergência para a Infância das Nações Unidas (Unicef) alertou para uma alta nos níveis de infecção por sarampo em todo o mundo.

O Brasil é o terceiro pais em casos registrados no mundo, 10.262. A Ucrânia é o país no mundo com maior número de casos: 30.338 e as Filipinas, o segundo, com 13.192. Eles estão entre os dez países responsáveis por 74% dos casos.

A Ucrânia já registra 24.042 novas infecções nos dois primeiros meses de 2019. Nas Filipinas ocorre a mesma situação: já são 12.736 casos neste ano, contra 13.192 em 2018. “Esse é um alerta. Temos vacinas seguras, eficientes e baratas contra essa doença tão contagiosa – vacinas que têm salvado quase um milhão de vidas por ano nas duas últimas décadas”, afirma Henrietta H. Fore, diretora-executiva do Unicef.

“Esses casos não apareceram da noite para o dia. Assim como os sérios surtos que estamos no momento tiveram início em 2018, a falta de ações hoje trará consequências desastrosas para as crianças amanhã”, completou.

No Brasil, entre agosto e setembro de 2018, mais de 11 milhões de pessoas com menos de 5 anos receberam uma dose das vacinas contra as duas doenças. Para combater o sarampo, o Unicef reuniu informações enviadas aos governos, profissionais de saúde e famílias, e recomenda as vacinas como forma segura para evitar a doença. Entre as medidas, está vacinar todas as crianças de 6 meses a 5 anos durante os surtos; treinar e equipar os profissionais de saúde para que possam prover serviços de qualidade; fortalecer os programas de imunização para fornecer todas as vacinas que salvam vidas.


Anuncio Ivonilton mobi