Barreiras: adolescente é resgatada por bombeiros após ser arrastada por correnteza

Redação Aratu

Uma adolescente de 13 anos foi resgatada pelo 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17° GBM), no Rio de Ondas, na cidade de Barreiras, oeste do estado. A situação ocorreu na manhã deste domingo (24/2).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a garota se desprendeu de seus responsáveis, juntamente com seu irmão, de 12 anos, e os dois foram arrastados pela correnteza. Um homem presenciou o fato e, imediatamente, tentou resgatar as crianças que estavam ilhadas abaixo da ponte, porém, sem técnicas adequadas só foi possível retirar o garoto. Em seguida, chamou os bombeiros, que fizeram o resgate da jovem.

Diante do fato, o soldado Bombeiro Militar Marcos Mendanha, guarda-vidas, deu dicas de como evitar esses acidentes: “Ao procurar uma praia para o banho, é importante que verifique se esta tem a presença de guarda-vidas. Além disso, é fundamental que peça orientações a estes profissionais e respeite a sinalização. Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas também é fundamental e lembre-se, água no umbigo, sinal de perigo”.

Outro destaque é para o cuidado com as crianças, o recomendado é que elas não fiquem a uma distância maior que um braço, mesmo na presença dos guarda-vidas. “Dessa forma, podem ser resgatadas com mais rapidez, além de evitar que se percam, principalmente durante o verão, quando as praias estão mais cheias”, completa o soldado BM Alexandre Aragão.

CUIDADOS COM O RESGATE

Em casos de afogamentos é importante que não tente salvar a vítima caso não tenha habilidade com o meio líquido, o mais seguro é jogar algum objeto flutuante, com uma garrafa pet vazia, ou bóias, isopor de preferencia amarrados a uma corda, para que a pessoa possa se agarrar ao objeto e ser puxada. Também é fundamental que procurem um grada-vidas e chamem o CBMBA através do 193.