Nota Premiada

Veraneou: você sabe quais alimentos ajudam a deixar a pele linda? Descubra!

Do Aratu Online

Foto: ilustrativa/Pexels

Muitas pessoas gastam pequenas fortunas com tratamentos estéticos para melhorar o aspecto da pele, mas manter uma alimentação equilibrada pode ser bem mais simples e eficaz nesse quesito.

É justamente sobre isso esta segunda matéria do Projeto Veraneou, lançado pelo Aratu Online na última sexta-feira (21/12). O seu “sextou” durante a melhor estação do ano, para muitos, agora é com a gente. Pensamos e programamos 12 matérias especiais com as melhores pautas do seu verão. Se delicie com a gente!

***

Tudo bem! Não precisa começar seu “projeto fitness” agora ou iniciar a dieta na segunda-feira, mas fique atento, se possível, a algumas dicas importantes sobre alimentação nesse verão – período em que normalmente as pessoas bebem mais e não se alimentam corretamente -, pois o que você come tem influência em cada detalhe seu, inclusive no maior órgão do corpo humano: a pele.

Dito isso, vale ressaltar que quem pensa que só um protetor solar “resolve” está muito enganado. A ingestão de proteínas, vitamina C e zinco devem fazer parte da dieta de quem almeja uma cútis com aspecto saudável, como explica a nutricionista Larissa Lago.

Segundo a profissional, os alimentos proteicos, como carnes, leite e feijões são ricos em aminoácidos e estimulam a produção de colágeno. As fontes de vitamina C, em sua maioria frutas cítricas, como acerola, laranja, tangerina, morango e limão, também.

“Os baianos podem aproveitar que é época de acerola”, observa Larissa. Ela explica que é nessa fruta típica da Bahia que se encontra “a maior concentração vitamina C a cada 100g”. “Já o zinco está, sobretudo, nos peixes e frutos do mar, outros alimentos com bastante oferta no estado”, pontua.

Foto: divulgação

PROTEÇÃO E ELASTICIDADE

Se você deseja pegar aquele “bronze”, saiba que legumes e vegetais ricos em betacaroteno, como cenoura, mamão, batata-doce e couve, são seus aliados nessa jornada. Além disso, protegem naturalmente dos danos causados pelos raios UVB e UVA.

Os que querem melhorar a elasticidade da pele, por sua vez, devem apostar nas oleaginosas (nuts), a exemplo das castanhas, nozes, e óleos de girassol, canola, entre outros, preferencialmente crus. “Esses têm vitamina E, que protegem a pele e dão esse aspecto ‘elástico’. O abacate também é ótimo”, afirma Larissa.

HIDRATAÇÃO

Mas não adianta “comer bem” e não se hidratar – ainda mais nesse calorão, quando suamos bastante e perdemos mais líquido. “Também é bom beber água de coco, que contém eletrólitos que ajudam na própria absorção da água”, explica a nutricionista.

NA CONTRAMÃO

Dietas pobres em frutas, legumes, feijões e proteínas não vão oferecer os benefícios citados nesta matéria. Gordura trans, muito presente em industrializados, como biscoitos recheados e sorvetes, possuem ação inflamatória, o que gera celulite e acne, por exemplo.

A gordura saturada, encontrada nas tão “queridas” frituras, e o açúcar em excesso (oi, refrigerante!) também são “vilões” de uma pele mais vistosa.

Larissa ressalta que tudo é uma questão de equilíbrio: “Não é porque você vai consumir uma fritura, hoje, que vai estragar sua pele. Nessa época de festa, mesmo, faz parte da nossa cultura comer certas coisas não tão saudáveis, mas tem que manter o equilíbrio no dia a dia”.

Agora que você já sabe o que deixa sua pele com a aparência mais jovial, aproveite o seu verão da melhor forma possível, sem se esquecer de levar os bons hábitos adiante.