Alagoinhas comemora Dia da Consciência Negra com extensa programação cultural

Para marcar o Dia da Consciência Negra em Alagoinhas, a Secretaria de Assistência Social (SEMAS), por meio da Diretoria de Reparação Racial, Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres e em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra Afrodescendente e UNEB, preparou uma programação especial para o 20 de novembro, no estacionamento da prefeitura.

A festa, que vai contar com a participação da Farmácia Verde do Cangula e dos povos de terreiros, tem início às 8h, com a abertura oficial seguida pelas apresentações de Lucas, Gogó de Ouro, dos grupos de capoeira Centro Cultural, Manhas de Bambas e Sonhos de Jackie-Chan, dos grupos de samba de roda Resgate e das comunidades de Oiteiros, Catuzinho e Tombador, além das participações dos grupos Dance is Life e Rap Coletivo Petrolatividade.

Para enriquecer ainda mais a programação, às 11h será exibido o Documentário “Quilombo: Onde a História Resiste”, produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação(SECOM).

O Dia Nacional da Consciência Negra, feriado municipal em Alagoinhas, foi instituído em 1978, como forma de homenagear Zumbi dos Palmares, morto em 1695 e considerado o mais importante líder do Quilombo de Palmares (AL), maior e mais importante comunidade de escravos fugidos, com população estimada de mais de 30 mil pessoas. Em 1971, o 20 de novembro foi celebrado pela primeira vez no Brasil.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +