Banner Agosto Prefeitura Alagoinhas

Croácia vence a Rússia por 4 a 3 nos pênaltis e é semifinalista

Foto: Maxim Shemetov/Reuters/Direitos reservados/Agência Brasil

A Seleção da Croácia vence a anfitriã da Copa nas penalidades máximas por 4 x 3 e está classificada para enfrentar a Inglaterra em uma das Semifinais, em um jogo que os russos resistiram bravamente, e levaram a partida para a prorrogação e a decisão aos pênaltis.

Ninguém antes do início da Copa jamais poderia imaginar que os russos passassem da fase de grupo, muito menos chegassem as Quartas de Final e por pouco não se tornassem um dos Semifinalistas, enfrentando os Croatas que tiveram aproveitamento de 100% na fase de grupo, praticando um bom futebol e mostrando ser uma equipe competitiva, deixando claro para todos que poderiam chegar bem mais além, como realmente aconteceu.

Em um jogo muito bem disputado por duas seleções que enfrentaram antes desta partida o desgaste de uma prorrogação e batida de pênaltis, as duas equipes buscaram a vitória o tempo inteiro, embora em 20 minutos de jogo nenhuma delas tivessem dado um único chute no gol do adversário, o que aconteceria aos 31 minutos do 1º tempo quando Cheryshev arrancou da intermediária, tabelou com Dzyuba e chutou de longe sem nenhuma chance de defesa para o goleiro Subasic, fazendo Croácia 0 x 1 Rússia.

Essa vantagem não durou muito tempo, 8 minutos após, em erro de marcação do sistema defensivo aos 39 minutos do 1º tempo, Mandzukic recebe a bola pelo lado esquerdo do campo e cruza para Kramaric que aparece livre para de cabeça fazer Croácia 1 x 1 Rússia e levar o jogo para a prorrogação e mesmo resistindo bravamente em outro erro de marcação na bola parada, aos 10 minutos do 1º tempo da prorrogação Modric cobra escanteio e Vida meio desajeitado cabeceia para virar o jogo e fazer Croácia 2 x 1 Rússia.

Quando apesar da luta dos russos o jogo parecia encaminhado para os croatas, aos 10 minutos do 2º tempo da prorrogação Dzagoev levanta a bola na área e o brasileiro naturalizado russo Mario Fernandes sobe no meio da zaga que somente assiste, para de cabeça colocar novamente a Rússia na disputa, fazendo Croácia 2 x 2 Rússia, levando a decisão para os pênaltis.

Nas penalidades, a Rússia não conseguiu passar. Mário Fernandes que fez o gol de empate na prorrogação, fez a torcida delirar e levou a decisão aos pênaltis, juntamente com Smolov, não converteram em gols os pênaltis que bateram, e pelo lado da Croácia Kovacic.

Com a vitória por 4 x 3, nos pênaltis, a seleção da Croácia garantiu vaga em uma das Semifinais, ficando assim definido o último confronto da próxima fase:

11/07 – quarta-feira – 15h (Estádio de Lujniki) Croácia x Inglaterra

A Croácia venceu com:
Subasic.
Vrsaljko (Corluka), Lovren, Vida e Strinic (Pivaric).
Modric e Rakitic (Kovacic).
Rebic, Kramaric (Kovacic) e Persic (Brozovic).
Mandzukic.

A Rússia perdeu com:
Akinfeev.
Kudryashow, Ignashevich, Kutepov e Fernandes.
Zolbnin e Kuzyaev.
Cheryshev (Smolov), Golovin (Dzagoyev) e Samedov (Erokhin).
Dzyuba (Gazinsky).
Gol: Cheryshev (1) aos 31 minuto do 1º tempo para a Rússia.
Gol: Kramaric (1) aos 39 minutos do 1º tempo para a Croácia.
Gol: Vida (1) aos 10 minutos do 1º tempo da prorrogação para a Croácia.
Gol: Mário Fernandes (1) aos 10 minuto do 2º tempo da prorrogação para a Rússia.

*Por José Gomes, para o Alta Pressão Online