Baiana com barriga gigante será transferida para Salvador

Reprodução | Youtube

A baiana Daiane Maria de Oliveira, 28 anos, moradora de Igaporã (a 702 quilômetros de Salvador), que chamou atenção nas redes sociais ao aparecer em um vídeo exibindo sua barriga muito dilatada, será transferida para o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, no Largo de Roma, em Salvador. A notícia foi dada nesta terça-feira, 26, ao Portal A TARDE, pelo endocrinologista Ivson Petronilio da Cunha, que está à frente do caso.

Daiane foi diagnosticada com cirrose hepática, de origem alcoólica, há pouco mais de um ano. Desde então, conta o endocrinologista, ela vem sendo acompanhada por uma equipe médica. “O que está sendo feito é um paliativo. É feito um processo para retirar a grande quantidade do líquido ascítico – responsável por lubrificar a cavidade abdominal – da barriga dela. Normalmente, é retirado cerca de 4,5 litros”, explicou o médico.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A única solução para a paciente, que ingere bebida alcóolica desde os 10 anos de idade, é um transplante de fígado. “Ela precisa passar por um processo de transplante de fígado para que isso seja solucionado. Mas para isso, ela tem que entrar para uma lista de transplante, o que exige alguns procedimentos básicos”. Entre eles, a exigência de que o paciente não consuma bebida alcóolica há um ano. Segundo o médico, Daiane afirmou que não bebe há quase um ano.

Daiane deve ser transferida para o Hospital da Mulher ainda nesta terça, ou na quarta-feira, 27. “É importante que ela seja transferida para uma unidade que disponha de melhores equipamentos e profissionais mais qualificados para seu caso. Lá, por exemplo, ela poderá ser acompanhada por um hepatologista – especialista em doenças do fígado”.

X