PRIVATIZAÇÃO: Governo Federal anuncia venda de empresas públicas e aeroportos

Foto: Reprodução

Em documento, o governo de Michel Temer anunciou nesta quarta-feira (23/8) a lista de privatizações do  Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que incluem as empresas Eletrobras, Casa da Moeda e a Lotex, braço da Caixa Econômica Federal para loterias instantâneas.

Com a meta de melhorar o caixa da União, o governo decidiu também colocar à disposição da iniciativa privada a administração de 14 aeroportos, 11 lotes de linhas de transmissão e 15 terminais portuários.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O calendário apresentado pelo governo indica que o edital para a venda da estatal responsável pela produção de cédulas, moedas e documentos de segurança, como o passaporte, deve ser publicado na metade de 2018 com venda até o final do ano.

Os aeroportos a serem licitados foram divididos em quatro blocos. Um deles inclui apenas o aeroporto de Congonhas, segundo maior do país com movimento de 21 milhões de passageiros por ano. Um segundo abrange aeroportos da região Nordeste. O terceiro e o quarto abrange terminais localizado no estado de Mato Grosso, e os aeroportos de Vitória e Macaé.

No setor de energia elétrica, foram incluídas a concessão da usina hidrelétrica de Jaguara, em Minas, que deve ocorrer ainda este ano, além de 11 lotes de linhas de transmissão, que devem ser leiloados até o final do ano. Na área de óleo e gás, a terceira reunião do PPI aprovou a terceira rodada de blocos no pré-sal, a ser realizada no quarto trimestre deste ano e a 15ª rodada de blocos para exploração e produção.

X