Bahia: SSP-BA apresenta queda de 25% em roubos a banco

Foto: Divulgação / Ascom SSP-BA

A Bahia já apresenta uma redução de 25 % no número de roubo a bancos, comparando os períodos entre 1º de janeiro e 26 de março dos anos de 2017 e 2016. No total são 21 casos este ano, contra 28 do ano passado.

Os dados foram apresentados, na manhã desta terça-feira (28), pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, aos integrantes da Comissão de Segurança e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, durante reunião no Centro de Operações e Inteligência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Está modalidade de crime, que também teve queda no ano de 2016 em relação a 2015 com 137 casos a menos foi uma das que mais reduziram ao longo dos últimos três anos. “Nós entendemos que ações como a que ocorreu em Irecê assustam a população e causam a sensação de insegurança. No entanto, garantimos que o número, de crimes deste tipo está com diminuição expressiva em todo estado, mostrando que os esforços das polícias estão surtindo efeito. Só nos últimos cinco anos, mais de 800 integrantes de quadrilhas especializadas foram presos”, destacou o secretário Maurício Barbosa.

Na reunião, onde também foram apresentados os planos da segurança pública da Bahia para os próximos anos, os deputados tiraram dúvidas sobre os investimentos do Governo do Estado no setor, bem como os principais indicadores criminais. Barbosa ressaltou, ainda, a importância do envolvimento dos diversos setores da sociedade para a prevenção à violência, “um dever de todos os baianos”, finalizou.

Presidente da comissão, o deputado Marcelino Galo elogiou a iniciativa da SSP em promover o encontro – primeiro realizado no Centro de Operações – além de destacar a importância do engajamento de todos para que os baianos se empenhem em prol da segurança no estado.

“Essa ação de hoje deve servir de exemplo para as demais secretarias estaduais”, destacou, lamentando, em seguida, a ausência de alguns parlamentares. Já o deputado Adolfo Viana disse, após a apresentação, estar muito satisfeito com o empenho das forças policiais. “Saio daqui com outra visão sobre o setor e me coloco à disposição ao que for preciso para ajudar”, afirmou.

Também participaram do encontro os deputados Luíza Maia e Augusto Castro, o subsecretário da Segurança Pública Ary Pereira de Oliveira, o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito, o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Élson Jeffesson, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco Telles.