STF pode anunciar decisão sobre nomeação de Moreira Franco nesta segunda

Foto: Agência Brasil

O futuro da nomeação de Moreira Franco para a Secretaria-Geral da Presidência deve ser decidido, na próxima segunda-feira (13), pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello. Franco, que é investigado pela Operação Lava Jato, havia ganhado foro privilegiado ao ser indicado para ministério. O caso foi comparado ao do ex-presidente Lula (PT), afastado do ministério em condições semelhantes.

Na última quinta-feira (9), o Supremo solicitou esclarecimentos do presidente Michel Temer (PMDB) sobre a nomeação. Dentro do prazo de 24 horas, o presidente garantiu que não houve “má intenção” com a medida. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, com a resposta encaminhada ao STF, a decisão pode ser anunciada a qualquer momento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Advocacia-Geral da União (AGU) negou que o caso de Franco seja igual ao de Lula. “As provas usadas contra o ex-presidente Lula, à época, tinham presunção de validade, visto que autorizadas por ordem judicial”, afirmou referindo-se a uma ligação feita pela então presidente Dilma Rousseff (PT).  (Metro1)

X