Barack Obama dá última entrevista coletiva à frente da Casa Branca

obamaO presidente dos Estados Unidos Barack Obama deu a sua última entrevista coletiva à frente da Casa Branca, nesta quarta-feira (18), às 17h. Ele entregará o cargo ao presidente eleito Donald Trump na próxima sexta-feira (20).

Logo no início, Obama brincou que está ansioso para voltar a ser consumidor das notícias e não mais o tema delas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A primeira questão foi sobre a comutação da pena da ex-militar Chelsea Manning. O presidente disse que Manning se responsabilizou pelo crime e que a sentença que ela recebeu foi desproporcional. Ele também salientou que o acordo proposto por Julian Assange, fundador do Wikileaks, de se entregar se Manning fosse solta não foi levada em consideração na decisão.

Quando a questão foi a proximidade dos Estados Unidos com a Rússia, o presidente lembrou que é de interesse do mundo que os dois países tenham uma boa relação e que ele buscou fazer isso durante seu governo.

Sobre o boicote da cerimônia de posse de Trump organizado por democratas, o presidente diz que espera que haja uma transição pacífica e se negou a comentar.

Perguntado em relação a Israel e Palestina, Obama disse que investiu muitos esforços nisso e que os Estados Unidos têm o dever de encorajar e facilitar a paz, mas que não se pode forçar. Ele afirmou ainda que acha inapropriado para um presidente recém-empossado mudar totalmente a política nesses casos, mas que espera que a decisão de Trump seja feita com responsabilidade.

Quanto aos direitos LGBTs, Obama se mostrou orgulhoso e disse que, para ele, a mentalidade do país mudou nos últimos anos.

O presidente que afrouxou as relações com Cuba e que repudiou as declarações de seu sucessor sobre como tratará os imigrantes disse ainda que depois de um presidente negro os EUA terão uma presidente mulher, um latino e um judeu.

Para o futuro próximo, Obama pretende se dedicar à sua família e à escrita e a refletir sobre os acontecimentos dos últimos anos.

*Do Noticia ao Minuto

X