Delegacia de Polícia Civil em Acajutiba não terá mais plantões nos finais de semana

20160520_155959_redenewsbahia527
Reprodução/Acajutiba News

Diante de um cenário de constantes crimes na cidade, o portal Acajutiba News foi informado sobre a decisão da 2ª Coorpin Alagoinhas (Coordenadoria Regional de Polícia) em transferir um dos três agentes de polícia que estão lotados na Delegacia de Acajutiba, para a cidade de Esplanada, o beneficio ao município vizinho acabou resultando na suspensão do atendimento ao público para registro de ocorrências durante os finais de semana, um verdadeiro retrocesso para os moradores de Acajutiba. A decisão começa a valer já no próximo sábado dia (21-05).

Com a instituição do regime administrativo, o atendimento ao público deve acontecer de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14 às 18h. Situações relevantes e questionamentos que surgem com o novo regime de atendimento: Quanto a custodia de presos, principalmente com o não funcionamento do presidio de Esplanada, levantamento cadavéricos e demais serviços, além dos flagrantes nos finais de semanas e feriados, como devem acontecer estes procedimentos?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Delegacia que está há 10 anos está sem escrivão oficial da polícia civil, conta atualmente com um servidor AD-HOC, através de um convênio firmado com a Prefeitura de Acajutiba e o Governo do Estado, o quadro atual de servidores é o seguinte: dois agentes de polícia e uma Delegada para atendimento as demandas da cidade.

Diante da decisão, qualquer ação envolvendo a policia civil em Acajutiba nos finais de semana passa a ser de responsabilidade de 2ª Coorpin em Alagoinhas, com atendimento telefônico pelos números: 75 3423-8252 ou 3423-8259. Outro grave fato é que em feriados e pontos facultativos o atendimento na Delegacia em Acajutiba ficara a cargo da cidade de Alagoinhas.
Uma realidade vivenciada também nas cidades da região como: Crisópolis, Aporá, Jandaíra, Ouriçangas, Itanagra, Araças, Pedrão, Conde e outras.

Semana de crimes:

Só na última semana duas motocicletas foram tomadas de assalto, os crimes aconteceram na noite de sábado (14), na travessa Goes Calmon, durante as ações os bandidos amarraram as vitimas fugindo na sequencia com as motocicletas.

Já na tarde de terça-feira (17), na Praça Rui Barbosa, um homem foi assassinado com diversos disparos de arma de fogo.

Ainda durante a semana no Povoado Canatubia, moradores tiveram celulares roubados por criminosos que estavam em uma motocicleta. Já nas estradas de acesso ao povoado, foram encontrados arames atravessados nas vias, uma prática comum de bandidos, visando efetuar crimes, moradores relatam que em pelo menos em duas noites foram surpreendidos com as tentativas criminosas.

Até mesmo o presidente do conselho Municipal de Segurança Pública de Acajutiba foi vítima da violência, ao ser agredido em uma tentativa de assalto.

Na Avenida Saturnino de Menezes na quinta-feira (19), bandidos roubaram dois supermercados, levando grande quantidade de cervejas, uma ação semelhante foi registrada no Povoado de Itamira e na sede da cidade de Aporá, a polícia suspeita que as bebidas sejam vendidas em festividades da região.

E nesta sexta-feira (20), mais um estabelecimento comercial foi alvo dos bandidos na localidade da Lagoa Seca.

A diminuição da equipe prejudica ainda mais a apuração dos crimes. O número de inquéritos concluídos pela Polícia Civil em Acajutiba deve ser reduzido, e os transtornos a população que já queixa-se frequentemente com o clima de insegurança devem aumentar consideravelmente.

A Polícia Militar contínua trabalhando normalmente durante os finais de semana através de homens da 6ª CIPM.

Um grande anseio da população acajutibense e a volta das ações da CIPE-LN no município. Com informações do Acajutiba News

X