Detran faz mutirão para entregar 8 mil CNHs que estavam bloqueadas

Foto: Detran/Divulgação
Foto: Detran/Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) iniciou nesta terça-feira (3) um mutirão para a entrega de quase 8 mil carteiras de habilitação nas categorias C, D e E (ônibus, caminhões e carretas), que estavam bloqueadas no sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) por causa da exigência do exame toxicológico.

Para retirar a carteira de habilitação, o motorista deve se dirigir à Central de Atendimento do Detran, na Avenida ACM, em Salvador, aos postos do departamento nos SACs, na capital e no interior do estado, e às unidades descentralizadas em vários municípios (Ciretrans e Retrans).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A entrega agora é possível porque o Detran derrubou na Justiça a obrigatoriedade do exame, alegando falta de aplicabilidade técnica e o alto custo para os motoristas provocado pela medida. O mutirão mobiliza todos os setores do órgão para atender o aumento na demanda.

O diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, disse que a iniciativa visa evitar mais transtornos a caminhoneiros e motoristas de ônibus, pela demora no desbloqueio das habilitações por parte do Denatran.

“Há mais de 20 dias, conseguimos a liminar que suspendeu o exame toxicológico e somente agora o Denatran liberou as carteiras. Não podemos permitir que os trabalhadores percam mais tempo e continuem tendo prejuízo. Por isso, estamos fazendo esse esforço para atender todo mundo, no prazo mais rápido possível. As unidades de atendimento estão orientadas a priorizar essa demanda”, afirmou.

De acordo com Mário Galrão, diretor de habilitação do Detran-Ba, para fazer a retirada das carteiras, os motoristas precisam ir até o SAC onde iniciaram o processo de solicitação do documento e apresentar identidade. “A retirada só pode ser feita pelo titular do documento. Ele vai até o local onde fez a solicitação, apresenta o documento de identificação e assina o documento comprovando o recebimento”, explicou.