IF Baiano inicia suas atividades parciais em agosto

IF-Baiano-Alagoinhas
Reprodução/Gazeta

O início das atividades educativas do IF Baiano, campus Alagoinhas, previsto para o mês de agosto, vai dar um passo significativo na consolidação do tão almejado polo educacional de Alagoinhas, já iniciado com a implantação da Uneb, na década de 1970, faculdades particulares e agora com uma instituição de ensino federal. Sua inauguração completa pode acontecer até o final do ano.

Com mais de 80% da obra concluída, o IF Baiano de Alagoinhas vai atender todo Litoral Norte e Agreste da Bahia, totalizando 22 cidades, com cerca de 700 mil habitantes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sua estrutura é impecável e atende as necessidades fundamentais no processo educativo, formado por um bloco administrativo, um pavilhão pedagógico e um refeitório, totalizando um investimento de R$ R$ 10 milhões.

Conclusão – A previsão é que o bloco administrativo fique pronto no mês de julho, mas o refeitório já está concluído. No final do ano está prevista a conclusão do pavilhão pedagógico.

IF-Baiano-5A previsão para o início das aulas no bloco administrativo é a partir do mês de agosto próximo, garante José Renato Oliveira Mascarenhas, Diretor Geral pro-tempore, com os seguintes cursos nas modalidades FIC (Formação Inicial Continuada) de curta duração, nas seguintes áreas: Padeiro, preparador de doces, preparador de iogurte e Agricultor familiar. Em seguida, será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal para decidir junto à comunidade os cursos que serão oferecidos para o próximo ano. Vale salientar que já foi realizado um estudo de demanda para os cursos que poderão ser oferecidos pelo campus.

Estrutura – A estrutura do campus é formada por um bloco administrativo constituído de uma biblioteca, um auditório para 250 pessoas, salas de informática, psicólogo, dentista, enfermaria e salas administrativas.  Todas as salas climatizadas e com acessibilidade.

O pavilhão pedagógico é formado por 14 salas de aulas e 14 laboratórios, com capacidade para 1.200 alunos nos três turnos de funcionamento. Todas as salas com acessibilidade.

O instituto poderá oferecer cursos nas seguintes modalidades: Médio Integrado, subsequente, graduação, tecnólogo, licenciaturas, especializações, mestrado e doutorado e EAD (ensino à distância).

Pessoal – Como se trata de um órgão público a seleção de pessoal será através de concurso público.

Parceria com os municípios – Pretende-se transformar o campus de Alagoinhas num centro de desenvolvimento regional em parceria com diversos órgãos públicos e privados, através de convênios com as diversas secretarias de educação dos municípios pertencentes à região. Isto será de grande importância para transformação social, cultural e econômica da região, avalia José Renato.

Histórico – O instituto Federal  de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano é constituído de dez campi em funcionamento e três em construção (Itaberaba, Xique-Xique e Alagoinhas), dentre eles o de Alagoinhas.

Meta – Uma das metas do reitor,  professor Geovane Nascimento, é colocar os três campi em funcionamento até final do seu mandato.( Xique-Xique , Itaberaba e Alagoinhas).

*Com informações do Gazeta dos Municípios