Deputado baiano é esperança de Lula para conter impeachment de Dilma

34567O ex-presidente Lula, na missão de evitar o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), vai partir para a tentativa de convencer homem a homem na Câmara Federal. Segundo o jornal Folha de São Paulo, o petista já dá como jogo perdido as tentativas de convencer o Senado e a comissão especial na Câmara e vê como saída o convencimento de deputados federais para vetar o processo no plenário da Casa.

Segundo o site O Antagonista, Lula vai centrar conversas nos deputados do PEN e do PTN. Como o governo precisará de 171 votos, no mínimo, para barrar o impeachment, Lula terá como missão arrebatar o deputado baiano João Carlos Bacelar (PTN) e o convencer a votar a favor de Dilma. Até o momento, Bacelar tem sido visto como um dos indecisos. O peteenista também integra a comissão especial do impeachment.

465768Nessa fase preliminar, a principal aposta do governo é a judicialização da denúncia para tentar ganhar tempo para convencer os deputados. Nessa batalha, um aliado de Bacelar deve ocupar a presidência da Funasa como moeda de troca. O posto era ocupado por um aliado do vice-presidente Michel Temer e foi exonerado na última semana.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A tática é um forma de garantir pelo menos dez votos dos 13 deputados do PTN contra o impeachment no plenário. O governo deve perder nessa semana o PMDB e no mesmo caminho devem seguir o PP, PR e PSD. Estes três partidos representam nada menos que 121 deputados na Câmara Federal.

Fotos: Bocão News