Projeto dos estudantes de Alagoinhas é selecionado para a Febrace

08a71b493edO projeto Acarajé Funcional, dos estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano, em Alagoinhas, foi um dos sete projetos, elaborados por estudantes da rede estadual da Bahia, selecionado para a14ª mostra de projetos da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O evento, que acontece entre os dias 14 e 18 de março na Universidade de São Paulo (USP), tem como objetivo estimular o comprometimento do jovem pelo estudo científico.

272012ba7f7Para incentivar o desenvolvimento social e tecnológico de projetos como este, o Governo da Bahia conta com o projeto Ciência na Escola, ação estruturante do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que busca elevar aprendizagens prioritárias em que se inclui a alfabetização científica e tecnológica de professores e estudantes.

Além do Acarajé Funcional, o projeto Reciclagem: Uma Ideia Que Muda Você, desenvolvido pelos estudantes do Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira, do município de Vitória da Conquista, Rodrigo Santos e João Ítalo Pereira, também representará o Estado. O projeto traz maquetes, réplicas e protótipos, utilizando materiais descartáveis, para promover uma compreensão mais ampla em relação ao meio ambiente e transformar essa consciência em ação. “Eu sempre gostei de reciclagem, desde pequeno, então, junto com o meu amigo resolvemos elaborar um projeto mostrando a importância da reciclagem”, disse Rodrigo Santos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

88f08267-4eff-4d0d-9eb2-3841f5c76766

Com o projeto Abordagem das Viroses (Zika e Chikungunya) nas Instituições de Ensino da Cidade, as estudantes Laíse Conceição de Brito e Beatriz de Souza, do Colégio Estadual Padre João Montez, em Pojuca, destacam a importância da participação das escolas no combate ao mosquito transmissor. “Percebemos que estudantes e professores, por diversas vezes faltaram às aulas por terem sido acometidos principalmente pela Zika. Nesse sentido, entendemos que as escolas atuar para ajudar no processo de prevenção, através de palestras, visitas de agentes da saúde e formação de professores. Acreditamos que juntos somos mais fortes, é esse o objetivo do nosso projeto”, explicou a estudante Laíse.

Professor Destaque – O orientador do projeto Evolution – Proposta de nova descendência das Aves, Adaltro José Araujo, foi indicado para concorrer ao Prêmio Professor Destaque, que reconhece os empenhos do professor na orientação e acompanhamento dos estudantes na construção dos projetos. “É muito gratificante, me sinto realizado, porque é o reconhecimento do nosso trabalho, é a culminância de todo o esforço realizado em sala de aula”, ressaltou Adaltro.

Confira a lista de projetos participantes:

  • Reciclagem: uma ideia que muda você (Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira – Vitória da Conquista)
  • Acarajé Funcional (Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano – Alagoinhas)
  • Abordagem das viroses (Zika E Chikungunya) nas Instituições De Ensino Da Cidade De Pojuca (Colégio Estadual Padre João Montez – Pojuca)
  • Apresentação Preliminar da Avaliação Ambiental do Rio das Pedras (Centro Integrado de Educação do Conde – Conde)
  • MOTOR DANCE: Um Fomento à Prática da Dança e Exercício Físico aos Alunos Portadores de Necessidades Especiais (Colégio Estadual César Borges – Valente)
  • EVOLUTION – Proposta de nova descendência das Aves (Colégio Estadual Wilson Lins – Valente)
  • “Os donos da escola”: Ressignificação do ambiente escolar através do grafite (Colégio Estadual Antonio de Deus Seixas – Catu)

Fotos: Ascom/IAT

X